Hospital Santa Mônica

Com uma história de 55 anos dedicados ao cuidado e tratamento de transtornos mentais e dependência química, somos pioneiros e temos orgulho de ser o primeiro hospital psiquiátrico privado de São Paulo certificado com ONA 3 – Organização Nacional de Acreditação – excelência em gestão, padrão ouro em qualidade assistencial, segurança do paciente e gestão.

ONA 3
hospital santa mônica

Há 55 anos cuidando dos nossos pacientes com carinho e dedicação

Fundado em 1969, o Hospital Santa Mônica é especializado em cuidados e tratamentos de transtornos mentais e dependência química. Somos pioneiros nesse setor e temos orgulho de ser o primeiro hospital psiquiátrico privado certificado pela ONA Nível 3 – Excelência Ouro, o que atesta a qualidade da nossa gestão, padrões de segurança e a assistência ao paciente.

Localizado em Itapecerica da Serra – SP, em uma área de mais de 83 mil m², sendo 50 mil m² de mata nativa preservada, proporcionamos mudança de ambiente e condições de bem-estar aos nossos pacientes. Nossa estrutura hospitalar é completa, contando com farmácia e semi UTI, além de 270 leitos.

Investimos continuamente na formação de nossas equipes médicas e multiprofissionais, bem como na formação de novos profissionais, para que se mantenham orientados em oferecer um tratamento mais humanizado, sempre alinhados com as novidades de congressos e estudos internacionais.

O Centro de Cuidados em Saúde Mental, é uma nova unidade localizada na zona sul de São Paulo, atende crianças a partir de 2 anos e adolescentes até 16 anos com Transtorno do Espectro Autista – TEA. Proporcionamos atividades que resgatam a autoestima e convívio social, além de oferecer terapias que promovem o bem-estar emocional e o desenvolvimento pessoal dos pacientes.

Estamos prontos para auxiliar no processo de recuperação e para ajudar a construir uma nova história para cada um de nossos pacientes. Além disso, orientamos as famílias a lidar com a situação, proporcionando suporte e assistência durante todo o processo.

No Hospital Santa Mônica, nossa missão é oferecer cuidado, esperança e qualidade de vida a todos que nos procuram em busca de ajuda e tratamentos de saúde mental.

Estrutura hospitalar com certificação ONA 3 – excelência ouro em gestão

Equipe multidisciplinar

Médicos psiquiatras e clínicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, enfermeiros, assistentes sociais entre outros profissionais especializados em saúde mental e dependência química.

Internação hospitalar

Hospital para pacientes em crise ou com necessidade de internação. Localizado a 15 minutos do Morumbi, em Itapecerica da Serra – SP, região ampla cercada pela natureza com ambiente tranquilo, e propício para a recuperação do paciente.

Centro de saúde mental

Unidade localizada na zona de sul de São Paulo – SP. Oferece abordagem humanizada para o tratamento de transtornos mentais e dependência química. Atende crianças a partir de 2 anos e adolescentes até 16 anos com Transtorno do Espectro Autista – TEA.

Terapias e atividades que complementam o tratamento psiquiátrico hospitalar

Terapia em grupo

Atuação de psicólogos e um grupo pacientes para trabalhar questões que envolvem a depressão, crise de ansiedade, transtorno do pânico, dependência de substâncias, dentre outras questões.

Hidroginástica

Supervisionada pela equipe de fisioterapeutas utiliza as propriedades da água como complemento das terapias convencionais. Os exercícios físicos são indicados como auxílio no tratamento de doenças mentais.

Pilates e alongamento

Eficaz ao combinar exercícios de fisioterapia, técnicas da ioga, aparelhos e acessórios específicos no tratamento de dores, em idosos e pessoas com déficits neurológicos como os causados por derrames.

Musicoterapia

Utiliza a música e os instrumentos musicais para reabilitação da saúde mental e física. Promove o relaxamento, melhora a comunicação, auxilia na expressão e integra os pensamentos, sentidos e emoções.

Dançaterapia

Atividade terapêutica muito utilizada para a reabilitação de pacientes. Explora, com bastante habilidade técnica, o uso da dança e a execução de movimentos como complemento das intervenções clínicas.

Terapia com cães

A terapia com cães têm sido amplamente utilizada como ponto de apoio emocional para melhorar a saúde e o bem-estar de pacientes, sobretudo de indivíduos que têm constantes crises depressivas ou de ansiedade.

Futebol, vôlei e basquete

Esportes beneficiam a mente e agem no cérebro das pessoas. Melhora o humor, aumenta a concentração, reduz o estresse e a depressão, melhora o sono, desenvolve a auto-confiança e liderança.

Pintura e artesanato

A pintura e artesanato potencializam e valorizam as formas singulares do processo de livre criação, elevação da autoestima, melhora do equilíbrio emocional e minimização dos efeitos negativos da doença mental.

Espiritualidade e emoções

A espiritualidade e controle emocional pode reduzir o estresse psicológico que provoca dor. Gera esperança, otimismo e resiliência. Pode ser grande aliada na manutenção da saúde mental e emocional.

Leitura

A pratica da leitura pode gerar benefícios cognitivos entre aqueles que mantém o hábito de ler regularmente. Ajuda a entender melhor o sentimento e emoções de outras pessoas e também melhora a capacidade de mudança no dia a dia.

Grupo de apoio familiar

Espaço onde os familiares de pacientes podem se reunir para compartilhar suas experiências de uma maneira que ajude a reduzir o isolamento e a solidão. Tem como objetivo esclarecer dúvidas sobre transtornos mentais.

Cadastre-se e receba nossa newsletter